Raquel Delvaje

terça-feira, 3 de julho de 2012

MISTÉRIO XV - O MISTERIOSO CASO DE GRAZIELA E DO TREM FANTASMA.


                      






                         Graziela chegou à pequena cidade do interior de São Paulo em cima de um caminhão, contendo nele toda sua mudança. Estava muito feliz, a esperança de uma nova vida a deixara irradiante. Havia visitado o bairro um mês antes e acertou o aluguel com o proprietário. Estava decidida a ter uma vida mais tranquila, passou vinte anos vivendo na grande São Paulo e trabalhando como limpadora de janelas numa universidade da capital. Saia todos os  dias às quatro horas da manhã de sua casa e retornava às oito horas da noite,  uma romaria diária em ônibus e trens. Havia cansado dessa vida e agora que aposentou, decidiu, iria viver no interior, lá arrumaria uma ocupação. Mesmo que não arrumasse tinha uma pequena reserva e agora contava com o dinheirinho do governo.
                        Durante a viagem a mulher tomou um susto muito grande, devido à chuva fina e o asfalto molhado o caminhão derrapou na pista e rodopiou, ela que estava embaixo da lona, mas com a cabeça descoberta, foi arremessada para longe da condução. Foi muita sorte quando percebeu estar viva e nada ter sofrido, caiu sobre a grama no meio fio e teve somente uns arranhões.
                         Veio ambulância e carros de polícia, mas ela estava bem. Concluíram a viagem ela e Seu Bernardo, o motorista. Chegaram e descarregaram a mudança, despediu-se do bom homem . Soube, quando viera conhecer a casa, que tinha  uma estação de trem  atrás de seu quintal, mas o proprietário avisou que fazia mais de trinta anos que estava desativada. Achou tudo muito bucólico. Aquela casinha simples com janelas de madeira e quintal de terra. Uma pequena cerca de bambu e um portãozinho, defronte havia uma rua também de terra com alguns ipês e pés de goiaba, manga e limão. Tinha três belíssimas roseiras ao lado da porta da sala. Graziela sentiu uma paz muito grande e deitou-se num colchão que colocara no chão, depois ia arrumar as coisas. No momento decidiu descansar da longa viagem.
                            Estava começando a escurecer quando deitou e pegou no sono profundamente. No meio da noite acordou com o barulho do trem e muitas conversas, abriu a janela do quarto que dava para o fundo da casa e assustou-se com o movimento da estação ferroviária, muita gente se despedindo ao entrar no trem e outras abanando o lencinho num adeus, algumas pessoas se abraçavam e outras carregavam  malas . Graziela não entendeu muito bem o que se passava e ficou amedrontada. Achou que era efeito do cansaço e do remédio que tomara por causa do acidente e voltou a dormir. No dia seguinte ao levantar olhou pela janela e tudo estava calmo e abandonado, assim como estava quando chegou. Imaginou que foi um sonho. Passou o dia arrumando a casa, ajeitando os móveis e acomodando os objetos nos devidos lugares, à noite foi dormir cansada e acordou de madrugada com o barulho do trem e muita gente conversando. Dessa vez mais lúcida ficou com muito medo. Reparou melhor e viu que as pessoas usavam trajes antigo, as mulheres vestidos longos e os homens: ternos, gravatas e chapéus.  Pensou em sair correndo, mas lembrou-se que não tinha vizinhos e seria muito pior. Cerrou as janelas e ficou quieta ouvindo as conversas, era muito assustador. Nas noites seguintes repetiram-se os rumores. Percebeu que o trem chegava uma hora da manhã e após sua chegada desciam muitas pessoas e chegavam outras. Mas a mulher não tinha coragem de abrir a janela, ficava quietinha até adormecer e acordar com o sol batendo em seu telhado e tudo normal à volta. Resolveu que não mais sairia à noite nem abriria a janela. Se aquilo tinha que acontecer que acontecesse.
                         Passado uns quinze dias, Graziela não se aguentando resolveu ir até a cidade verificar o que estava se passando. Foi até uma biblioteca e pesquisou um livro que estava sobre a mesa, justamente falava de trem e sobre um terrível acidente que matou muita gente. O trem chegava uma hora da manhã, mas naquele fatídico  dia  não chegou, saiu do trilho e se perdeu num precipício matando todos os passageiros, havia fotos de muitos mortos. Totalmente atordoada com aquela situação, ela voltou para sua casa decidida a olhar a cena. Quando chegou à noite nem dormiu, ficou parada na janela esperando chegar o trem. Quando  chegou ela foi até a estação e começou a falar para as pessoas que elas haviam morrido num acidente, citou a data e a hora do ocorrido, as pessoas começaram a chorar desesperadas. Perceberam que realmente haviam morrido. O maquinista avisou que todos deveriam entrar no trem e partir.   Foram entrando e a estação ficou somente com a Graziela. O maquinista a chamou para entrar. Ela acenou com a mão num adeus, dizendo que  não iria. O homem insistiu que ela deveria ir também. Foi quando chegou correndo o Seu Bernardo e entrou no vagão. “Vamos”, diziam todos, chamando-a. Ela sorriu e disse que iria assim que morresse. O caminhoneiro a chamou e perguntou se ela não se lembrava de nada. Ela perguntou o motivo dele  estar entrando no trem e ele explicou que os dois haviam morrido no acidente que houve na estrada, naquela tarde chuvosa em que vinham de São Paulo.  Dos olhos de Graziela desceram duas lágrimas... secas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário